terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A FESTA INFANTIL VEGANA, ECOLÓGICA E CONSCIENTE DE 1 ANINHO DA MIA!

Esta é mais uma das incríveis FESTAS INFANTIS VEGANAS que foram publicadas lá no grupo "FESTA INFANTIL ECOLÓGICA", do Facebook...

A Debora, mãe da MIA e do TOM, procurou fazer uma festa que gerasse a menor quantidade de lixo possível!
Sendo assim, ela reciclou muitas coisas e evitou o uso de outras...um dos fatos interessantes, foi que ela LOCOU os bastidores da RENATA, mãe da MIA, que teve as fotos da festa de 1 aninho publicadas no post anterior a este! Como ela tem uma empresa especializada na papelaria para decoração de festas, a parte decorativa ficou linda e super incrementada!
;)
Segundo a Debora, esta é quarta festa que eles organizam sem carne...mas foi a primeira SEM AÇÚCAR! Só que tem um detalhe importante (e hilário): ela não comentou com os convidados que não estava utilizando açúcar nas receitas doces e todos se esbaldaram de tanto comer! rs...confessa que ao final da festa, teve vontade de entregar uns cartoezinhos parabenizando os convidados por terem participado de uma festa infantil VEGAN E SEM AÇÚCAR! rs...

Pratos de louça para o bolo, pratos de papel reciclável para os salgados e garfinhos de madeira...festa no salão de festas do prédio...

Abaixo, a Debora conta em detalhes como elaborou e organizou esta festa linda!

"Olá, sou a Debora, mãe do Tom de três anos, e da Mia que acabou de fazer um aninho!
Eu nunca vi muito sentido em comemorar o ano de vida que passou, fazendo uma mega festa sem me preocupar com a quantidade de resíduos que ela geraria, pois na minha cabeça sempre penso que quanto mais lixo, menos vida!
Pensando assim, o caminho mais lógico a se traçar seriam as festas ecológicas. Fazer a festa dessa forma pode até parecer mais trabalhosa e cara, mas quando bem planejada certamente é mais econômica e fácil! Realmente vale a pena tentar ir mudando, nem que seja aos poucos!
A primeira festa que fizemos consegui agregar alguns conceitos, como reciclar alguns itens, evitar outros, mas ainda assim houve pequenos desperdícios. Consegui chegar ao ápice na festa de três anos do meu filho, onde a única coisa descartável da festa eram os guardanapos de papel! Conseguir realizar coisas assim me traz uma satisfação pessoal enorme, e um conforto mental de que estou cuidando um pouco que seja do planeta que quero que meus filhos cresçam.
Nessa primeira festa para a Mia meu desafio era ainda maior, já que minha filhota ainda não come absolutamente nada de açúcar. Passei os três meses que antecederam a festa testando receitas, criando outras, para que no dia da festa minha filha pudesse comer o que quisesse sem ter que ficar passando vontade no próprio aniversário. E como por um acaso do destino, os salgados e doces que encomendei não poderiam mais ser feitos, e me restou chamar uma amiga fiel e encarar o fogão! O fato de ser vegana, e não comer açúcar impossibilitou totalmente qualquer outra saída para os comes e bebes a dois dias da festa.
O resultado final da festa não poderia ter sido melhor! Sempre sonhei em poder oferecer uma festa onde todas as comidinhas tivessem sido feitas em casa, com os ingredientes orgânicos, e de uma forma que eu pudesse confiar plenamente!
Foi uma fartura! Tinha milho verde, pipoca, cestinhas de alho-poró, cestinhas de tomate com manjericão, pão de queijo vegano, kibe assado, uma cesta de pães com patês diversos, muitos amendoins! Para beber água aromatizada, suco de laranja, suco de melancia, suco de uva tinto e de uva branca, tudo bem geladinho!
De sobremesa uma deliciosa salada de frutas que acabou em poucos minutos e que podia ser comida em cestinhas de sorvete, com granola, farofa de castanhas, calda de morango e uma calda de laranja. Tinha também docinhos prestígio de batata doce, docinhos de damasco, muffins de maçã com canela, e o bolo de aniversário que não sobrou quase nada!
Nas nossas festas, geralmente sobram muita comida, muita mesmo, pois somos adeptos do “melhor sobrar do que faltar”, e acabo ficando com restos da festa no freezer por vários dias. Dessa vez, como provavelmente ninguém sabia que tínhamos feito as comidinhas em casa, comeram praticamente tudo, não sobrou quase nada de nada, muita coisa acabou totalmente.
Agora já estou pensando qual será o próximo desafio que vou impor a mim mesma para a próxima festa! Rs...
Beijos!"


Painel de bolinhas feito pela Debora (com mais de 600 bolinhas!) - bolinhas de papel de scrap e papel cartão...

Docinhos de damasco com côco e espetinhos de morango com uva

Bolo integral de côco com recheio de morango...não sobrou nada ao final da festa! SUCESSO TOTAL!

Muffins de maçã com canela...integral e sem açúcar...

Potinhos reaproveitados, com frutinhas desidratadas dentro...e IPAD com fotos da MIA!

Garrafas e copos de suco com etiqueta, para as pessoas usarem durante toda a festa


Bolas que foram dadas como lembrancinhas

Frutinhas de tecido como enfeite

Pipoqueira elétrica para fazer pipoca na hora!


Aqui um dos bastidores que a Debora locou da Renata...ela mandou imprimir fotos da MIA em tecidos para colocar dentro deles!

Rosetas feitas pela Debora

Varal de fotos com uma sessão de "SMASH FRUIT" da MIA!

Melancia em palitos!

Sucos naturais e água aromatizada

Caldas para adicionar à salada de frutas

Docinhos de batata doce, agave e côco

Oficina de jardinagem

Os vasinhos pintados pelas crianças, secando...

Visão geral do salão e pompons de papel pendurados no teto


Mia, comendo de tudo, já que tudo foi feito pensando nela!

Detalhe da camiseta do irmão da MIA!

Mãe e filha

PARABÉNS!!!


Aqui, algumas das receitas usadas na festa, enviadas com carinho pela DEBORA:

- Calda de morango - feita com geléia de morango sem açúcar acrescentada de água e reduzida no fogo.

- Calda de laranja - feita de suco de laranja: colocar no fogo o suco com um pouco de agave (foi bem pouco, quase duas colheres de sopa pra um litro de suco) e deixar reduzir no fogo.

- Docinho de damasco - colocar no processador o damasco e ir acrescentando coco ralado sem açúcar. O coco vai puxar a umidade, e ir adicionando aos poucos de leite de coco pra dar ponto.

- Docinho de prestígio - assar a batata doce roxa com casca, enrolada no papel alumínio até ficar macia por dentro. Descascar e bater no processador com cacau em pó 100%, e ir adicionando coco ralado sem açúcar para dar o ponto.

- Docinho de banana com laranja – cozinhar em fogo baixo as bananas picadas com um pouco de suco de laranja, e canela a gosto.

- Cestinhas de finger food - fizemos as cestinhas usando massa de pastel. Qualquer receita de massa de pastel (se não se importar, pode até comprar pronta) de sua preferência serve. Pegamos uma forma de mini cupcake, com capacidade pra 24 unidades, e forramos o fundo com disquinhos da massa e fomos assando assim (estas foram para o docinho de banana).
Já pros cestinhos salgados, fizemos a mesma coisa, porém usando uma forma de cupcake normal, com capacidade para 12 unidades.

* Recheio 1: tomate (passado grosseiramente no processador), alho, azeite, cebola (a gosto), orégano, manjericão (1 maço inteiro pra cerca de 1kg de tomate).

Refogar os temperos até a cebola ficar transparente, juntar o tomate, acertar o sal. Cozinhar até começar a secar um pouco a água. Pra ficar um recheio firme, pode engrossar com 1 colher de farinha de trigo dissolvida em água.

* Recheio 2: picar o alho poró e temperar com cebola, noz moscada, ervas de provence, sal, azeite. Refogar, juntar um pouco de água, tampar até terminar de cozinhar. No final, adicionar leite de coco pra ficar cremoso.



BOLO VEGANO BÁSICO
1 1/2xíc. de farinha de trigo integral
1 1/2 xíx farinha branca
1 xic. Rapadura ralada OU 3/4 de melado de cana
1/2 xic. de óleo vegetal de boa procedência
1 3/4 xic. de água (ou qualquer líquido)
3 col. chá de bicarbonato
1 col. sopa rasa de fermento biológico

Peneire a farinha, o fermento. Bata na batedeira o óleo com a rapadura até ficar um creme homogêneo. Junte os ingredientes secos e o liquido aos poucos.
Bata até ficar homogêneo. Asse por 30 minutos em forma enfarinhada.

*Pros muffins de maçã eu juntei uma maçã e meia picada no final da receita!


- Kibe de legumes -
Refogar alho, cebola, e juntar cenoura ralada, abobrinha, milho, ervilha, azeitona, tomate, qualquer opcional a gosto. Colocar o trigo para kibe e cubrir com agua para cozinhar em fogo baixo até secar. A consistência é mole, para colocar em uma travessa, ou forminhas e assar no forno.

- Patês - a base é grão de bico. Colocar 1 quilo de molho de um dia pro outro, coisa de 24h. Desprezar a água do molho, lavar bem lavado e cozinhar em água e sal (moderado), até ficar bem macio.

* Metade do grão de bico cozido foi usado para hommus. No processador, colocar o grão de bico, 2/3 de xícara (chá) de tahine, 1 colher (sopa) média de pimenta síria, 1 colher (chá) cheia de alho picado, sumo de 1 limão grande (cerca de meia xícara de cafezinho). Ligar no máximo e ir adicionando água lentamente, com cuidado pra não ficar muito líquido. Se passar do ponto e achar que ficou muito mole, pode adicionar um pouco mais de grão de bico ou um pouco mais do tahine. O tahine é engrossante ao ser misturado. Pode ser congelado e descongela em temperatura ambiente.

A outra metade eu dividi em duas partes iguais e fiz os patês de tomate seco e de azeitona com alcaparras.

A base de temperos dos dois foi igual refoguei em azeite: 1 cebola grande, 1 colher (chá) cheia de alho amassado, orégano a gosto, sal a gosto. No de tomate seco acho que cabe adicionar um pouco de manjericão. Fica legal! Daí peguei esta base, juntei ao grão de bico no processador e adicionei os demais ingredientes.

Pro de tomate seco: 150g de tomate seco
Pro de azeitonas e alcaparras: 150g de azeitona azapa descaroçada, 100g de alcaparras.

Com o azeite da base de temperos, o patê processa bem uniforme. Se achar meio seco, pode ir adicionando azeite direto no processador, pra ajudar a bater. É só processar até ficar uniforme e tudo certo!


FORNECEDORES:

Fotos: ART BABY
Decoração: DOCE DE PAPEL (empresa da própria DEBORA)
Oficina de jardinagem com a Mercia Morais, da RECANTO MÃE CORUJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário