terça-feira, 6 de agosto de 2013

FESTA INFANTIL VEGANA - O ANIVERSÁRIO DO JÓNSI

Aqui no blog, pretendo postar alguns dos aniversários incríveis que aparecem lá no grupo "FESTA INFANTIL ECOLÓGICA" do Facebook...
Este aniversário abaixo me encantou! Tanto pela preocupação em refletir valores da família, quanto pela preocupação em ser uma festa TOTALMENTE adaptada para o filhote, JÓNSI...
;)
A festa aconteceu em SALVADOR, a decoração foi feita por duas amigas da mãe do Jónsi e ela mesma cuidou de todo o cardápio e da confecção da lembrancinha: um livrinho com receitas veganas!
:)
Abaixo, um texto escrito pelos pais do aniversariante, sobre os preparativos...e as fotos da festa, para encantar a todos vocês!

A festa vegana do Jónsi

Brigadeiro, bolos, tortas, patês diversos e até "pão de queijo" e "hambúrguer". O cardápio vegano da festinha de um ano de Jónsi ganhou traços especiais com o planejamento visual e as belas imagens captadas pela fotógrafa Paloma Oliveira. Tudo isso recheado com um bom papo e, claro, a ótima companhia da família e dos amigos. Mas a história da festa vegana começou muito antes do 6 de junho, data do primeiro aniversário de nosso filho. Vamos voltar algumas semanas no tempo.

E dá-lhe pesquisa na internet. Receita disso, receita daquilo. As semanas anteriores à festa pareciam mais uma espécie de processo seletivo dos alimentos. Pois, se a festa é para um bebê, e se os pais são vegetarianos, não há sentido em permitir a entrada de animais mortos nem o abuso de açúcar e sal. E de toda essa pesquisa nasceu a lembrancinha que os convidados do aniversário, cerca de 30, levaram para casa: um livrinho de receitas veganas.

Com a ajuda do mundo virtual e de amigos reais, surgiram os primeiros testes: o pão de queijo sem queijo, logo de cara, foi aprovado. Delicioso, fácil de fazer e difícil de parar de comer. Até podia ser só de polvilho (garanto que muita padaria nem usa queijo), mas o aipim por dentro da massa deu um belo toque. Junto com o hambúrguer de soja, nosso velho conhecido dos almoços em casa, formaram a mesa dos salgados, que ainda teve pães e diferentes tipos de patês.

O desafio maior parecia ser o bolo sem açúcar. Ah, para, já não basta bolo sem leite, sem ovos, agora sem açúcar? É! Sem açúcar e, surpresa, com sabor. De cacau em pó, de ameixa, de passas. E o melhor: aprovado pelo Jónsi, o verdadeiro dono da festa - ainda que ele nem soubesse disso.

Mas festa de criança tem que ter brigadeiro, beijinho, esses doces que, logo pensamos, carregam no leite condensado. Ok, existe o leite condensado vegetal que usamos para o brigadeiro. Para os outros docinhos, a aveia e o leite de coco, ainda um pouco desconhecidos para paladares onívoros, deram forma. Ingredientes que são fáceis de achar na maior parte das cidades.

E a bebida? Vegetariano "pode" beber cerveja, vinho, caipirinha, né? Sinceramente, não sei. Mas um bebê, tenho certeza que não. Nem refrigerante. Nem suco de caixinha. Então, lá vamos nós, com a ajuda dos amigos, preparar suco natural de maracujá, de melancia e de umbu.

Enquanto a mamãe esquentava as panelas e o papai e família esquentavam o colo de tanto carregar o bebê (poderia ser o contrário, também), nossa amiga fotógrafa e a dinda cuidavam do visual. Tinha que ter muita árvore, muito bichinho, muita fruta e verdura. Porque, afinal de contas, é do que gostam Jónsi e os papais. E assim a parede e o bolo principal ganharam a companhia de passarinhos; a toalha de mesa trazia frutas numa roupagem um tanto retrô; e nosso amigo pintor levava para a festa um belo quadro com galhos de árvore à espera de folhas que seriam pintadas pelos convidados. E foram!

Lá pelas oito e meia da noite, cantamos os parabéns. É que a estrela da festa resolveu tirar um belo cochilo no final da tarde. E os amigos e familiares iam embora deixando suas impressões para nós. Eram frases como "o beijinho tava ótimo", "quero a receita desse hambúrguer" ou "pão de queijo sem queijo? Que massa!". Soavam bem mais animadoras que previsões do tipo "não vai dar certo esse lance de festa sem bebida alcoólica", "criança gosta de refrigerante" ou "os convidados vão ficar sem comer uma carninha ou um queijinho?".

Quer fazer uma festa “diferente” para seu filho? Ah, você vai ouvir bastante, especialmente daquela ala da família mais conservadora, para quem crianças vivem de açúcar e adultos vivem de churrasco e cerveja. Mas a beleza, o paladar, a boa reação dos convidados e os melhores sentimentos da própria família e dos amigos o farão esquecer das diferenças culturais. E celebrar, com gosto, o primeiro de muitos anos de seu bebê.






Bolo com açúcar para os adultos e crianças "maiores"

Bolo de cacau vegano e sem açúcar para os bebês comerem à vontade!








O livrinho de receitas que foi a lembrancinha!!!
P.S - No final do post, uma surpresa! Confiram!





Fotos PALOMA OLIVEIRA: http://www.palomaoliveira.com/

Bom, para você que ficou com água na boca vendo estas fotos, a ANALU, mãe do Jónsi, decidiu compartilhar algumas das receitas dos doces para os que se interessaram pelo cardápio:


DOCE DE ABACAXI TIPO BEIJINHO

Ingredientes:
Meio abacaxi, descacado e picado.
4 colheres de açúcar orgânico cristal
100 gramas de coco ralado.

Preparo
bata no liquidificador o abacaxi e o açucar. Cozinhe, sempre mexendo até obter uma consist?ncia de calda. Quando esfriar junte o coco e misture.
Forme as bolinhas e polvilhe com coco ralado ou açucar cristal
Rendimento 25 a 30 docinhos

BEIJINHO 

INGREDIENTES
- 200 ml de leite de coco
- 3/4 xícara de coco ralado
 - 1/2 xícara de leite de soja
- 3/4 de xícara de de açúcar cristal 
- 1/2 colher de café de cravo e canela em pó (opcional)
- 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou use o processador, até obter uma mistura cremosa. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até soltar da panela. Deixe esfriar, faça as bolinhas ou despeje em copinhos, passe no coco ralado e enfeite com um cravinho ou enrole no açúcar cristal

BRIGADEIRO DE SOJA
1 lata de leite condensado de soja (soyamilk ou a linha Batavo Naturis Soja) entre outros no mercado
3 colheres de sopa de cacau, não usar achocolatado pois pode conter leite
1 colher de sopa de margarina vegetal (sugestão Becel) ou de gordura de palma
Chocolate granulado (pode ser usado o chocolate da Dori, pois são feitos de cacau)

Bolo Principal da festa
http://www.cantinhovegetariano.com.br/2013/05/bolo-de-chocolate-com-beijinho-de.html


Bolo de cacau sem acucar
http://universoalimenotosamigos.blogspot.pt/2013/05/bolo-de-cacau-sem-acucar.html

Creme de maçã e ameixas
Este creme pode ser consumido puro, como acompanhamento ou recheio em sobremesas diversas. Não leva açúcar.
Ingredientes
2 maçãs grandes descascadas e picadas
1 xícara de ameixas secas picadas
1 batata doce pequena descascada e picada
1 colher de café de essência de baunilha
Preparo
Em uma panela, cubra com água e leve a batata doce para cozinhar. Quando estiver macia, adicione as maçãs picadas e as ameixas e deixe cozinhando por mais cerca de 3 minutos. Desligue e passe no processador ou liquidificador, com a essência de baunilha. Se estiver muito grosso, adicione um pouco da água do cozimento. Sirva gelado.

QUADRADINHOS DE CHOCOLATE COM FRUTAS E CASTANHAS
Ingredientes
180 grs de chocolate meio amargo vegano
1 xícara de frutas secas e castanhas picadas à escolher (utilizamos castanhas-do-pará, damascos e uvas passas)
1/2 xícara de coco ralado
Preparo
Pique o chocolate e derreta em banho maria. Com ele ainda na panela, misture as frutas e castanhas picadas. Cubra uma forma ou refratário pequeno com papel filme e com o auxílio de uma colher,  despeje e espalhe o chocolate de maneira uniforme. Polvilhe o coco ralado por cima.
Leve para a geladeira até que tenha endurecido. Desenforme, corte em quadradinhos e sirva.

Você pode adicionar diferentes ingredientes, como cerejas em calda picadas, crocantes, flocos de arroz, etc.


AGORA A SURPRESA QUE MENCIONEI!!!
A Analu, além de compartilhar as receitas dos doces da festa, mandou o arquivo do "livrinho de receitas veganas", que foi a lembrancinha do aniversário, para quem quiser baixar! NÃO É DEMAIS???
:)
Aqui vai o arquivo (no cardápio tem receitas de comidas que foram servidas na festa)! BOM PROVEITO!
:)

6 comentários:

  1. Muito bacana esse tipo de festa...
    sai do lugar comum...dessa coisa midiática...massificada...entediante
    Parabéns pela iniciativa do blog
    Encontrei o mesmo, justamente por estar procurando algo diferente

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo, principalmente as receitas.

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado pelas dicas !!! parabens pela familia Linda !

    ResponderExcluir
  4. Deve ter sido muito linda esta festinha...
    E muito querida ter dado o livrinho tb...
    obrigada
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de baixar o livrinho de receitas... Nao esta disponivel... =(

    ResponderExcluir
  6. como eu baixo p livro de receitas?

    ResponderExcluir