terça-feira, 7 de maio de 2013

BUSCANDO UMA FESTA INFANTIL ECOLÓGICA, DIFERENTE, ALTERNATIVA, DESCOLADA, SAUDÁVEL OU CONSCIENTE - APRESENTAÇÃO

Olá, pais!

Este novo blog surgiu através do meu mais novo AMOR: meu filhote!
No ano passado, ele completou o seu primeiro ano de idade e como uma blogueira que adora pesquisar referências na internet, iniciei minhas pesquisas partindo de temas que me interessavam na organização da festa que tinha em mente...que frustração! NÃO ENCONTREI PRATICAMENTE NADA!
Bom, recapitulando para quem não sabe:
eu e meu marido nos casamos ao completar 10 anos de união...foi um MINI VINTAGE WEDDING bem especial!Para quem quiser ver o video do nosso MINI WEDDING, clique AQUI...e clicando AQUI dá prá ler um pouco sobre os preparativos e ver algumas fotos!
;)
Logo após o casamento, engravidei e lutei muito para conseguir meu PARTO NATURAL HUMANIZADO! Sim, meu filhote nasceu em um lindo parto natural, na banheira do hospital!Quem quiser ler o relato do meu parto, basta clicar AQUI!
Depois do nascimento dele, um mundo novo de idéias e conceitos que eu já sabia que iriam me deixar fascinada, me deixou completamente apaixonada: puxa! Criar um filho! Criar uma pessoinha para habitar este mundo tão desigual e injusto...como educar pelo amor em tempo de individualismo extremo? Como deixar uma pessoa amorosa, boa e o principal, como criar uma pessoa que vá CONTRIBUIR para um mundo mais justo, mais equilibrado, que respeite a natureza e as pessoas, sem se preocupar apenas com "sucesso"?
Bom, a resposta eu óbviamente não encontrei, nem vou encontrar! rs...mas estudo bastante, leio muito, participo de grupos sobre maternidade consciente na internet (Facebook) e apesar do "medo" de criar uma pessoinha nos tempos atuais, ter outras mães que pensam parecido e que buscam objetivos similares de criação, tem me dado muita força e consciência para guiar a nossa caminhada!
A minha primeira faculdade, pedagogia, tb me ajuda muito a fortalecer meus objetivos centrados em formar um cidadãozinho crítico e consciente, amoroso e respeitador das vidas, em todas as suas formas...
Mas o fato é que acredito que as nossas atitudes enquanto pais, interferem diretamente sobre as impressões que nossos filhos vão tendo do mundo...e sendo assim, quando comecei a pensar na festa do primeiro aniversário, queria algo que refletisse estes valores que temos procurado passar para ele aos poucos, de acordo com cada etapa da vida dele...
:)
Este primeiro ano foi marcado por alguns desafios: meu filhote ainda é amamentado, por exemplo...num mundo onde se cultua a mamadeira, onde até as bonecas são vendidas com mamadeiras e chupetas como forma subliminar de nos desencorajar a amamentar, às vezes enfretamos o estranhamento de pessoas à nossa volta por estarmos fazendo nada mais, nada menos do que...o NATURAL! rs...
Nós optamos por seguir a recomendação oficial da OMS (Organização Mundial de Saúde) que preconiza o aleitamento materno até, no MÍNIMO os dois anos de idade...além disso, optamos por não oferecer doces, nem farinha branca neste primeiro ano de vida...então, como seria fazer uma festa de aniversário sem doces, já que ele ainda não poderia comê-los?
Outros questionamentos que eu tinha eram relacionados ao lixo que produzimos...bom, este questionamento faz parte do meu dia-a-dia...fico horrorizada quando penso no tanto de lixo que o mundo produz! E acho que agora que estou criando um cidadãozinho, tenho que começar a fazê-lo pensar sobre isso, porque a nossa geração não pensou e estamos chegando em um limite! Se a nova geração não começar a pensar, o que será do futuro da natureza na terra, né?
Enfim...instigada por todos estes pensamentos, comecei a buscar referências de festas de 1 ano diferentes na internet...procurava festas ecológicas, alternativas, diferentes, descoladas e conscientes...e não achei praticamente nada de referências!
A minha sorte foi que em um dos grupos sobre maternidade consciente que participava no Facebook, descobri um outro grupo na mesma rede social, chamado "FESTA INFANTIL ECOLÓGICA"!
Puxa...ali eu me econtrei!
Eu já tinha um tema em mente (esta foi outra "saga" que contarei no próximo post), mas no grupo encontrei referências e idéias similares a tudo o que eu havia imaginado para esta primeira festa do meu filhote! Foi uma grande fonte de inspiração e de coragem! Sim, coragem, porque hj em dia as festinhas infantis estão tão "padronizadas" que às vezes dá medo tentar fazer as coisas de outra forma...
Não que eu não goste do que é tradicional em festas! Oras, imagine: uma canceriana, formada em relações públicas! Adoro festas e comemorações, principalmente familiares...e se vierem carregadas de tradições, acho ainda mais LINDO e rico (quem tiver visto o meu casamento, entenderá...rs...)...
Mas quando pensamos em melhorar o mundo e criar um filho que também se preocupe com isso, percebemos que algumas das "novas tradições" relativas às festas andam na contramão desta conscientização...e por isso encontrar o grupo no Facebook me deixou tão feliz! Porque percebi que não era uma preocupação apenas minha e melhor, pude encontrar muitas fotos para ter novas idéias e poder elaborar a festa do meu pequeno!
A festa dele foi muito, muito especial, como costumam ser as festas de primeiro aniversário...vocês poderão vê-la no próximo post, como já comentei...mas ontem, revendo as fotos e começando a pensar que logo precisarei iniciar toda a preparação novamente (agora tem festa todo ano! EBA!), lembrei das minhas buscas sem sucesso através do GOOGLE e achei que seria interessante criar um blog, para que outros pais que venham a realizar buscar com palavras chave como as que eu busquei, possam encontrar ao menos algumas referências para saber por onde começar e saber que não estão sozinhos!
:)
E se vocês, pais, chegaram até aqui desta forma, ficarei muito feliz em saber que a missão está sendo cumprida!
;)
Sugiro que caso vocês tenham uma conta no FACEBOOK, procurem o grupo "FESTA INFANTIL ECOLÓGICA" que mencionei, pois lá haverão muitas idéias interessantes! Aqui, pretendo postar algumas das coisas publicadas por lá (com autorização dos responsáveis, obviamente), além de novas inspirações que possa encontrar internet a fora...tudo para que pais com objetivos parecidos com o meu, saibam que é possível realizar festas infantis mais conscientes e responsáveis, incentivando nossos pequenos a pensar em sustentabilidade sempre, inclusive em um momento que demanda tanta atenção e cuidados, como os preparativos para uma festa de aniversário!
:)


Aqui uma foto da "CAPA" do grupo "FESTA INFANTIL ECOLÓGICA", do Face...quem quiser participar, só precisa procurar pelo nome do grupo no campo de pesquisas do Face...para entrar, basta solicitar participação na janelinha que fica à direita, como vcs podem visualizar abaixo:



2 comentários:

  1. Olá Bia! Nossa, suas idéias para a criação de uma criança são muito parecidas com as minhas. É difícil hoje em dia inserir valores de amor e respeito ao próximo em uma sociedade que só pensa em obter sucesso e dinheiro. Correr à contra-mão de um consumismo exagerado não é uma tarefa fácil, mas é nosso dever plantar essas sementes em nossos filhos para que amanhã tenhamos um mundo melhor. Procuro ressaltar esses valores todos os dias em minha filha e se Deus quiser quero lá na frente olhar para trás e ter a sensação de dever cumprido. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Bia, esse grupo não existe mais no facebook? Procurei e não encontrei...

    ResponderExcluir